
A secretaria da Saúde anunciou uma nova etapa da vacinação da dose de reforço contra a covid. A partir desta quinta, 19/5, pessoas com 60 anos ou mais já podem procurar sua ESF ou o Centro Materno para atualizar sua carteira, em meio ao momento mais crítico das síndromes gripais e aumento de novos casos de covid em todo o Estado. As pessoas devem obedecer um intervalo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose.
Casos ativos – Conforme o boletim epidemiológico, nesta quinta, 19, o município registrou 47 novos casos, subindo para 86 o número de casos ativos. Destes, 84 estão em isolamento e dois hospitalizados. Santiago contabiliza 175 mortes em função da doença.
É baixa a procura pela vacina da gripe
A frente fria chegou e, com a baixa nas temperaturas, a gripe pode pegar muita gente de surpresa. Por isso, autoridades da saúde estão preocupadas com a baixa procura pela vacina contra a influenza em Santiago. Conforme a enfermeira Nandrea Ramalho, da Vigilância Epidemiológica, nenhum dos grupos atingiu a meta, que é de 90%.

Nos últimos anos, em função da pandemia, houve grande procura pela imunização, principalmente pelos idosos. Até o momento, 62.63 % dessa faixa se vacinou. O grupo dos profissionais da saúde, um dos primeiros beneficiados, também não atingiu a meta, mas é o que está mais próximo: 70,42%. Veja os demais:
- Gestantes: 25.35%
- Puérperas (mães há pouco tempo): 3.80%
- Crianças: 18.6%
- Professores: 23.10%
- Segurança e salvamento: 32%



