
A quantidade de vacinas descartadas por falta de uso representou um prejuízo de 2 bilhões aos cofres públicos desde o início da pandemia. As vacinas vencidas são retiradas da refrigeração, acomodadas em tonéis e levadas para uma empresa que faz o descarte. O destino final destes imunizantes é o aterro sanitário.
Só no RS 500 mil doses nem chegaram a ser distribuídas aos municípios. Um prejuízo de 500 mil.
Em todo o Brasil, o número dos descartes vem aumentando a cada ano. Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, primeiro ano da vacinação contra a Covid, foram quase 2 milhões de doses. Em 2022, quase 10 milhões. E só nos primeiros dois meses de 2023, já são mais de 27 milhões de doses desperdiçadas.



