O marimbondo-cavalo, também conhecido como cavalo-do-cão ou marimbondo caçador, é um inseto com a picada mais dolorosa do mundo, atingindo o grau 4 na Escala Schmidt, que mede a intensidade das picadas. Essa vespa é comum em várias regiões das Américas do Sul, Central e do Norte.
A Escala Schmidt, criada pelo entomologista Justin Schmidt, classifica a dor causada pela picada de insetos, variando de 1 (menos dolorosa) a 4 (a mais agoniante). A dor causada pela picada do marimbondo-cavalo é imediata e intensa, podendo paralisar um ser humano adulto de 3 a 5 minutos.
O marimbondo-cavalo pode chegar a 5 cm de comprimento e possui um ferrão de quase 1 cm. Tem preferência por atacar tarântulas, pois o abdômen da aranha funciona como um recipiente para suas larvas, favorecendo seu desenvolvimento. Uma única ferroada é suficiente para imobilizar uma tarântula.
É importante ressaltar que os humanos geralmente não são alvos principais desse inseto, e os ataques só acontecem se ele se sentir ameaçado. Portanto, a preocupação com possíveis picadas não precisa ser tão grande. Globo Rural
