A prefeitura de Porto Alegre apresentou dois ônibus elétricos para testes a partir de fevereiro, visando substituir gradualmente os veículos a diesel.
Um projeto-piloto prevê 12 ônibus elétricos em operação no primeiro semestre de 2024. Durante a apresentação, foram formalmente entregues 108 ônibus novos com ar-condicionado.
Os ônibus elétricos, em fase de testes na linha 520.3, visam reduzir as emissões de carbono, com estimativa de 128 toneladas a menos por ano. Apesar do custo inicial mais alto, a prefeitura destaca uma redução de 30% nos custos de manutenção em comparação com os veículos a diesel.

- Participe da nossa comunidade no WhatsApp
- Banrisul: ao lado da comunidade
- Santiago anuncia a construção de 30 casas populares
O investimento total no projeto-piloto é de aproximadamente R$40 milhões. Os ônibus elétricos terão autonomia de até 280 km e serão recarregados em garagens municipais. O projeto visa criar um laboratório de eletromobilidade na cidade, aberto a empresas interessadas em contribuir com mais veículos de teste.
O novo lote, de 108 ônibus elétricos em Porto Alegre, faz parte de uma renovação mais ampla da frota, totalizando 245 veículos Euro 6 em operação desde 2022.
Autonomia
Os veículos eletrificados terão autonomia de até 280 quilômetros e abastecidos por meio de recarregadores localizados em três garagens de empresas da Capital. Uma carga completa levará cerca de três horas.
Os equipamentos vão utilizar a rede geral de energia do município e unidades com geração própria, além disso utilizarão placas solares e aerogeradores, consideradas mais sustentáveis por ambientalistas e gerando um custo menor.