O chefe de relações políticas e internacionais do Hamas, Dr. Basem Naim, agradeceu ao governo brasileiro em um vídeo transmitido para a conferência nacional do Partido da Causa Operária (PCO).
Naim expressou gratidão pelas declarações de apoio do governo brasileiro à Palestina e afirmou que o Hamas está “honrado” por essas manifestações.
Ele também declarou que aguarda o dia em que a organização poderá comemorar a “liberdade da Palestina” junto com o Brasil e outros aliados.
O representante do Hamas destacou a importância do apoio de amigos ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
As declarações de Basem Naim ocorrem em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel, desencadeada pelas polêmicas falas do presidente Lula em relação às ações das Forças Armadas Israelenses na Faixa de Gaza.
Lula comparou a situação dos palestinos ao extermínio de judeus pelo regime nazista, gerando reações de repúdio e desconforto diplomático com Israel.
Apesar da controvérsia, Lula também condenou os ataques terroristas do Hamas em Israel, classificando-os como terroristas. O presidente brasileiro pediu a liberação de crianças palestinas e israelenses sequestradas durante o conflito e criticou as ações de Israel em Gaza como desproporcionais, solicitando a condenação do país por genocídio.
Este resumo aborda a gratidão do Hamas ao Brasil pelo apoio à causa palestina, as declarações de Lula sobre o conflito entre Israel e Palestina, e a posição do presidente em relação às ações do Hamas e de Israel. (Correio Braziliense)