Nilton Brini, 71 anos, catarinense, dedicou sua vida à estrada como caminhoneiro, cruzando o Brasil por décadas. Mas ao se aposentar, a saudade da vida na estrada bateu mais forte.
Incapaz de ficar parado, ele decidiu transformar um Fiat Uno 1992 em seu novo lar para continuar viajando pelo país. O carro foi adaptado para acomodar Nilton e seus pertences, permitindo assim que ele desfrute da liberdade, mas sem perder a aventura da vida na estrada.
“Quando finalmente conquistei minha aposentadoria, percebi que não conseguia ficar muito em casa. Queria continuar circulando por aí”. comentou nilton
Sua casa em Blumenau (SC) guarda a memória de sua vida anterior, mas o Fiat Uno vermelho, se tornou seu verdadeiro lar. Só nele encontra a liberdade e a aventura que tanto buscava.
Tudo começou há oito anos atrás, quando Nilton transformou o carro em um motorhome, apelidado de Trovão Vermelho, e partiu para explorar o Brasil.
Viajando sozinho e com economia, ele percorreu diversos lugares, como as praias de Santa Catarina, a Serra da Canastra em Minas Gerais, o interior de São Paulo e o litoral do Espírito Santo.
Ele sempre dormia dentro do carro e seguia viagem no dia seguinte. Porém, apesar da aventura, Nilton começou a sentir necessidade de mais espaço.
Há dois anos, comprou uma carretinha toda fechada para ser acoplada à traseira do Uno. E, dentro desse espaço, montou uma nova casa: lá colocou uma cama, uma televisão e até um vaso sanitário portátil.
Quando acha um lugar agradável, ele para o carro, abre o toldo e puxa uma mesinha para fazer suas refeições.
Acostumado às longas viagens solitárias do seu passado caminhoneiro, Nilton gosta de pegar a estrada sozinho.
“Viajando só, tenho liberdade. Posso fazer o que quiser, na hora que quiser”, afirma.


