A Defesa Civil do RS emitiu um alerta na quarta (8) sobre o risco de rompimento de cinco barragens. Todas classificadas como em nível de emergência, indicando perigo iminente de ruptura e a necessidade de medidas para preservar vidas.
Duas dessas barragens estão sob monitoramento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): a 14 de Julho, localizada em Cotiporã e Bento Gonçalves, e a Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga.
A primeira sofreu um rompimento parcial na semana anterior. As outras três são monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). São elas: Barragem de São Miguel e Barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves; e Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.
A Defesa Civil informou que ações de resposta já estão em andamento para essas cinco barragens. A Barragem Capané, em Cachoeira do Sul, está em nível de alerta, indicando anomalias que representam risco à segurança e requerem ações de manutenção. Outras barragens estão em estado de atenção, necessitando monitoramento, controle ou reparo ao longo do tempo.
LEIA TAMBÉM: Itaara: caminhão com explosivo tomba na BR-158


