A principal ligação entre a região de São Borja a Santa Maria é através da BR 287, mas devido às enchentes, a ponte sobre a várzea do rio Toropi está interditada. A boa notícia é que a partir de agora diminuiu a distância para chegar a Santa Maria.
Entrou em operação na manhã desta sexta (10/5) a balsa que faz a travessia do rio Toropi, na localidade de Vila Clara, ligando Mata a São Pedro.
Desde o início da semana, as prefeituras dos dois municípios trabalharam em conjunto para liberar a passagem de veículos leves. O funcionamento irá das 6h às 21h. É cobrado 20,00 por carro. Nesta manhã, foi registrado um grande movimento.
Construção do desvio em ritmo acelerado
Equipes do DNIT trabalham na construção de um desvio da BR 287, ao lado da ponte sobre a várzea do rio Toropi, entre os municípios de São Vicente do Sul e São Pedro do Sul.

A expectativa é de liberar o tráfego em até 15 dias, dependendo do tempo.
A estrutura da ponte foi danificada com a chuva da semana passada, mas não chegou a cair como ocorreu em 2014 (foto abaixo).

Recuperação da 640
Outra estrada na região que sofreu danos foi a RS 640, que liga Cacequi a São Vicente do Sul. As cabeceiras das pontes foram danificadas pelas fortes chuvas e, segundo as equipes que estão trabalhando, se o tempo colaborar, o acesso deve ser liberado nos próximos dias.
Além das cabeceiras das pontes, também foi danificado um trecho de 400 metros de asfalto que precisará ser refeito.
Fotos: Reprodução rede social
LEIA TAMBÉM: Hospital de Santiago suspende cirurgias eletivas