Na Califórnia, os bombeiros estão combatendo 21 incêndios de diferentes tamanhos. O condado de Riverside, a leste de Los Angeles, emitiu ordens de evacuação após incêndios destruírem vários edifícios e queimarem mais de 800 hectares.
O governador Gavin Newsom alertou para uma temporada de incêndios “muito ativa”, com a vegetação seca devido às repetidas ondas de calor desde junho.
O Oregon também enfrenta uma temporada de incêndios agressiva, com cerca de 20 focos sendo combatidos. O Cow Valley Fire, considerado um “megafire”, destruiu mais de 100.000 acres em uma área rural. Bombeiros da Califórnia foram enviados para auxiliar no combate.
No Utah, um incêndio eclodiu perto da capital Salt Lake City, gerando ordens de evacuação para cerca de 40 casas nas colinas ao norte da cidade.
Cientistas apontam que eventos climáticos extremos, como ondas de calor e incêndios, estão se tornando mais comuns devido ao aquecimento global, em grande parte causado pela dependência humana de combustíveis fósseis. O planeta registra 13 meses seguidos de temperatura recorde. (Metsul)