O Ministério Público notificou a Prefeitura de Dilermando de Aguiar após o município transferir o feriado nacional do Dia da Consciência Negra de 20 de novembro, esta quarta-feira, para 23 de dezembro. A justificativa da prefeitura é a ampliação dos dias de folga do funcionalismo no Natal.
📲 Acesse a comunidade do NP no WhatsApp
O Ministério Público cobra que o prefeito Claiton Ilha (MDB) “justifique a alteração do feriado no município, posto que está contrariando lei federal”. Para o promotor Joel Oliveira Dutra, “fica evidente que o ato administrativo de transferir o dia dedicado à memória de Zumbi e comemoração da consciência negra é inválido, devendo ser revogado”. O município deve responder ainda nesta terça (19).
“Não vejo mesmo, tanto que não temos, assim, nenhum crime racial aqui em Dilermando de Aguiar. Mas nós temos muito pobres, e é para os pobres que a gente deve trabalhar, independentemente da cor”, disse o prefeito.
Professores da rede municipal manifestaram contrariedade à medida do Executivo. Enquanto aguardam se a decisão vai ser revertida ou não, professores afirmam que vão trabalhar reflexões sobre o tema racial com os alunos nesta quarta.
Dilermando de Aguiar fica a 47 km de Santa Maria, principal cidade da região. A população do município é de 2,8 mil pessoas. (Fonte: G1)
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
Falta o feriado para à consciência do índio do japonês do asiático do chinês e do branco 🙄