No verão, as altas temperaturas e a superlotação de praias favorecem a disseminação de vírus, como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus. Essas viroses provocam gastroenterocolite aguda (GECA), que causa diarreia, vômito, náusea, febre e desidratação. Crianças pequenas e idosos estão mais vulneráveis. A contaminação ocorre principalmente por água e alimentos contaminados, mãos sujas e saliva.
O tratamento inclui hidratação oral ou venosa e alimentação leve. Soro caseiro pode ser preparado com água, sal e açúcar. Medicamentos para vômito e febre devem ser prescritos por um médico. Probióticos ajudam a regular a flora intestinal. Bebês devem continuar a amamentação. O consumo de leite de vaca pode ser suspenso temporariamente em casos de diarreia.
Medidas simples como lavar mãos e alimentos, consumir água filtrada ou fervida e evitar aglomerações em praias ajudam a prevenir viroses. Fechar a tampa do vaso sanitário ao dar descarga e utilizar máscaras ao trocar fraldas de bebês com diarreia são cuidados adicionais. Para viagens, recomenda-se levar medicamentos para sintomas leves e buscar atendimento médico em casos mais graves ou persistentes.
Fonte: G1.
VEJA TAMBÉM: Golpe certeiro no tráfico: Mais de 2kg de cocaína enterrados em Nova Esperança
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso