Em um momento em que a violência urbana assola diversas cidades brasileiras, Santiago se destaca como um exemplo de sucesso no combate à criminalidade. Com apenas dois homicídios registrados em 2024, o município alcançou um patamar inédito de segurança pública. E mais: Santiago terá um Departamento de Operações Aéreas, que contará com um helicóptero e um avião.
Em entrevista exclusiva ao programa “A Pauta é” o delegado Guilherme Milan Antunes atribuiu esse resultado positivo à união entre as forças de segurança, a Polícia Civil, Brigada Militar e demais instituições tem sido fundamental para a redução dos índices criminais.
O desafio das drogas
Apesar dos avanços, o tráfico continua sendo um desafio, assim como para muitas outras cidades. No entanto, a intensificação das ações policiais resultou na apreensão de mais de 800 quilos de cocaína em 2024, um grande golpe para o crime organizado de toda a região.
Dinheiro fácil
Outro ponto abordado pelo delegado Guilherme foi o perfil dos criminosos. Ele destaca que nem sempre são pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas também indivíduos de boa condição financeira, atraídos pela promessa de dinheiro fácil.
Polícia aérea
O delegado ressalta que Santiago tem carências de efetivo em algumas áreas, mas na Polícia Civil está muito bem de efetivo e de delegados. Ele anunciou a futura implantação do Departamento de Operações Aéreas, que contará com um helicóptero e um avião para reforçar o combate à criminalidade e auxiliar em situações de resgate para toda a metade Sul do estado. A Prefeitura apoia essas iniciativas, cedendo dois lotes para a construção de hangares no aeroporto municipal.
LEIA TAMBÉM: Cátia Siqueira: uma voz em defesa das políticas públicas
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso