A Estação do Conhecimento, sede da Secretaria de Turismo e Cultura, é palco da gravação do documentário “Grandes Mestres: Santiago”, sobre a vida e a arte do cartunista Santiago, pseudônimo de Neltair Abreu. O documentário, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, é dirigido pelo cineasta gaúcho Henrique de Freitas Lima, conhecido por longas como “Lua de Outubro” e “Concerto Campestre”, e por episódios da série “Contos Gauchescos” da RBS TV.


Neltair Abreu, nascido em 1950 em Santiago, iniciou sua carreira artística na década de 1970, em Porto Alegre, onde cursou Arquitetura.
Na época, adotou o pseudônimo “Santiago” em jornais estudantis para driblar a censura política. Sua primeira publicação profissional foi no suplemento humorístico “O Quadrão”, do jornal Folha da Manhã.
Ao longo de sua trajetória, Santiago trabalhou em veículos como Folha da Tarde, Correio do Povo, Coojornal, Pasquim e O Estado de S. Paulo, tornando-se um dos principais chargistas do país. É também autor de seis livros.
Sua infância, com poucos brinquedos, estimulou sua criatividade, que se reflete em sua arte.
VEJA TAMBÉM: Gestão renovada: Corede Vale do Jaguari tem nova liderança
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui