O governo instalou barreiras de desinfecção em Montenegro (RMPA) neste sábado (17) após confirmar o primeiro foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial. A medida visa conter o vírus, que chegou ao Brasil em 2023 e antes afetava apenas aves silvestres. Seis barreiras fixas e uma de desvio monitoram veículos de carga animal em um raio de 10 km da propriedade afetada.
A Secretaria de Agricultura investiga a origem da contaminação na granja com 17 mil aves, onde houve alta mortalidade e sacrifício das restantes. Há também suspeita de contaminação em aves do Zoológico de Sapucaia do Sul, que foi fechado, assim como a Fenasul.
O governo federal suspendeu a exportação de frango do RS. China e União Europeia ampliaram a suspensão para todo o Brasil por 60 dias, enquanto outros países restringiram apenas a carne gaúcha. O ministro da Agricultura busca isolar o caso em até 60 dias, seguindo protocolos sanitários. O consumo de carne de frango e ovos inspecionados é seguro e o abastecimento interno está garantido.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso