Três dos nove hospitais de Porto Alegre com emergência para adultos operaram com restrição de atendimento neste domingo (25), recebendo apenas casos de risco de morte. São eles: Hospital de Clínicas (HCPA), Santa Casa e São Lucas (PUCRS).
Os demais hospitais – Pronto Socorro (HPS), Vila Nova, Restinga, Cristo Redentor, Conceição e Instituto de Cardiologia – funcionaram normalmente. Desses, apenas Restinga e Vila Nova não enfrentam superlotação.
Segundo o painel de monitoramento da prefeitura, 96% dos leitos estão ocupados, totalizando mais de 4,2 mil internações. Cerca de 40% dos pacientes vêm da Região Metropolitana (Alvorada, Viamão, Gravataí, Canoas e Cachoeirinha). A maioria dos casos está relacionada a doenças respiratórias, comuns nesta época do ano. Os prontos-atendimentos (PAs) também estão superlotados.
A prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência em saúde pública em 16 de maio devido ao aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave em adultos e crianças. A medida tem validade de 90 dias e pode ser prorrogada.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso