O julho não terá tanto frio e nem tanta chuva no centro-sul do país como foi observado em junho, embora tenha começado com uma nova onda de frio, a quarta do ano e a segundo deste inverno, que começou dia 20 de junho. No decorrer do mês, uma alta pressão sobre o interior do Brasil vai bloquear novas massas de ar frio polar. Com isso, o frio não deve chegar com força no Sudeste e Centro-Oeste, como aconteceu em junho.
No Sul do Brasil, a chuva vai diminuir. Isso ocorre porque a diferença de temperatura da água do mar entre a costa da Argentina/Uruguai e a Região Sul será menor, reduzindo a formação de ciclones e frentes frias.
Menos chuva no Sul
Prepare-se para menos chuva no Sul do Brasil em julho! A diferença de temperatura da água do mar entre a costa do Uruguai/Argentina e o Sul do Brasil vai diminuir. Isso significa que menos ciclones e frentes frias se formarão, reduzindo a frequência de temporais.
Mesmo assim, algumas chuvas fortes ainda podem ocorrer, mas serão bem menos comuns que em junho. A maioria das frentes frias que passarem pelo país em julho virão do oceano, o que significa menos umidade no interior do Brasil e, consequentemente, menos chuva em quase todo o país, como é comum para o mês de julho.
Fonte: Climatempo
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso