Anvisa autoriza Butantan a iniciar testes em humanos com vacina contra gripe aviária

O pedido de liberação havia sido feito há cerca de 10 meses, depois de testes em animais que mostraram bons resultados quanto à segurança e eficácia da vacina.

Publicado em

Nacional – O Instituto Butantan recebeu autorização da Anvisa nesta terça-feira (1º) para começar os testes em humanos com sua vacina experimental contra a gripe aviária do tipo H5N8. A nova etapa dos estudos prevê o recrutamento de 700 voluntários adultos e idosos nos próximos meses, em cinco centros de pesquisa espalhados pelo país.

O pedido de liberação havia sido feito há cerca de 10 meses, depois de testes em animais que mostraram bons resultados quanto à segurança e eficácia da vacina. Agora, os pesquisadores vão avaliar se a fórmula é segura e capaz de gerar resposta imunológica em humanos.

A vacina será aplicada em duas doses, por via intramuscular, com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Os resultados serão comparados com os de um grupo que receberá placebo.


Como será a pesquisa

A primeira etapa do estudo contará com 70 adultos (entre 18 e 59 anos) em um centro de pesquisa em Recife (PE). Depois da aplicação da primeira dose, os dados de segurança serão analisados.

Se tudo correr bem, mais 280 adultos serão recrutados para receber as doses em centros localizados em São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Belo Horizonte (MG).

Com nova aprovação da segurança, começa a fase 2, voltada para idosos com 60 anos ou mais. Primeiro, 70 serão vacinados. Em seguida, mais 350 voluntários idosos serão incluídos no estudo.

A expectativa do Butantan é concluir o acompanhamento de todos os participantes até 2026 e, com os dados, apresentar à Anvisa um pedido de uso que abranja uma ampla faixa etária.


Por que a vacina é importante

A gripe aviária em humanos ainda é considerada rara, e os casos geralmente ocorrem após contato direto com aves infectadas ou seus excrementos. No entanto, especialistas estão em alerta porque o vírus H5N1 tem apresentado mutações preocupantes.

Hoje, ele já infecta não apenas aves, mas também vacas e pessoas que tiveram contato com bovinos contaminados. Embora ainda não exista transmissão entre humanos, esse risco não está descartado.

“Ainda não vimos o vírus passar de pessoa para pessoa, mas ele já é transmitido entre aves, mamíferos e humanos. Existe um potencial real de ele adquirir essa capacidade, o que poderia causar uma nova pandemia”, alertou Paulo Lee Ho, pesquisador do Butantan e gerente de Desenvolvimento e Inovação de Produtos do instituto.


LEIA TAMBÉM: IPVA para bicicletas divide opiniões e gera polêmica

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

As vagas do Sine para esta quinta (3/7)

SANTIAGO ABASTECEDOR DE HORTIFRUTI(uma vaga); AUXILIAR ADMINISTRATIVO(A)(duas vagas); com experiência em lançamento de notas; AUXILIAR DE AÇOUGUEIRO(uma...

Incêndio destrói prédio da Assistência Social na serra

Cambará do Sul - RS - Um incêndio destruiu na noite de quarta-feira, 2,...

Caxias: Princípio de incêndio no Hospital da Unimed mobiliza equipes e afeta atendimentos

Caxias do Sul, RS - Um princípio de incêndio atingiu o Hospital da Unimed...

Professor e ex-delegado comenta ação da Brigada em caso de morte em Santa Maria

Santa Maria - RS - A morte de Valdemar Both, 54 anos, durante abordagem...

Leia Também

Governo apresenta ao STF acordo para INSS devolver descontos ilegais

Brasília, DF - A Advocacia-Geral da União pediu ao Supremo Tribunal Federal a homologação...

Idosos molhados, passando frio e local com alvará vencido: a dona foi presa

Rio Grande - RS - Uma mulher de 38 anos foi presa nesta quarta-feira,...

Médicos alertam para os riscos do uso da maconha e critica descriminalização

Estado - RS - O Cremers se manifestou contrário à descriminalização do porte de...