Jaguari, RS – Um mês após ser severamente afetada pelas cheias de junho de 2025, a Prefeitura apresentou o Plano Missão Reconstruir Jaguari ao vice- governador, Gabriel Souza. A iniciativa é a primeira do Estado a ser elaborada localmente e alinhada ao Plano Rio Grande, visando ser referência para municípios de pequeno porte.
O prefeito Igor Tambara destacou a necessidade de ações de médio e longo prazo para prevenção de futuras tragédias, além da resposta emergencial. O plano está estruturado em três eixos:
- Reconstruir para Voltar: Restabelecimento rápido da infraestrutura e serviços essenciais.
- Cuidar de Quem Perdeu: Foco em reassentamento, apoio social e recuperação habitacional.
- Prevenir para Não Parar: Medidas de adaptação e obras de prevenção a eventos climáticos extremos.

Linhas de trabalho
Entre as ações previstas estão a recuperação de estradas, reconstrução de pontes e bueiros, pavimentação urbana e o programa “Casa Digna Jaguari”, com reassentamento planejado em áreas seguras. Haverá também apoio social, psicológico e jurídico, além de assistência técnica para reconstrução habitacional.
O plano propõe um novo modelo de governança local e busca recursos do Fundo Rio Grande (Funrigs) e parcerias com os governos estadual e federal, com desembolsos previstos até 2028.

10 milhões para moradias
Gabriel Souza sinalizou a intenção de assinar, em até 45 dias, um termo de cooperação para a construção de 60 casas em Jaguari, com custo projetado de 10 milhões. O vice-governador (que está no cargo de governador) indicou apoio para o pedido de 3 milhões para desassoreamento de rios e arroios.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso