Estado, RS – A disparidade entre o número de casos de violência contra mulheres e as denúncias formalizadas segue alta no estado. Entre janeiro e julho de 2025, mais de 10 mil ocorrências foram registradas, mas apenas 1,94 mil resultaram em denúncias oficiais.
O cenário no estado e na capital
No ano passado, foram mais de 31 mil registros e 5,65 mil denúncias. Em Porto Alegre, os números também impressionam: 1,88 mil casos e 332 denúncias neste ano, contra mais de 7 mil ocorrências e 1,39 mil denúncias em 2024.
O que dizem especialistas
Para Jucélia Sabadin, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, a violência contra mulheres é um problema global e um grave atentado aos direitos humanos. Ela reforça a importância de canais como o 180 e o 190 para romper o ciclo de violência: “O silêncio não protege, ele perpetua. A denúncia pode ser o primeiro passo para salvar uma vida”.
Atendimento jurídico gratuito
O Núcleo de Apoio Jurídico da Anhanguera oferece suporte gratuito em Rio Grande, Porto Alegre e Passo Fundo, com agendamentos por telefone ou WhatsApp. Os atendimentos abrangem orientação em diversas áreas do direito civil e funcionam em horários específicos nas três cidades.
Fonte: Faculdade Anhanguera.
LEIA TAMBÉM: Grande final de semana em Jaguari: gastronomia e muita música
Acompanhe o NP Expresso pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso