Brasília – DF – A oposição intensificou a pressão para aprovar o PL da Anistia e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, depois da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Deputados e senadores do campo bolsonarista adotaram ações inusitadas para tentar travar os trabalhos nas duas Casas. Mas tudo já voltou ao normal.
A ocupação e os símbolos
Na Câmara, a deputada Julia Zanatta (PL-SC) levou a filha de quatro meses para o plenário e afirmou que usou a criança como escudo contra ataques. Outros parlamentares, como José Medeiros (PL-MT), cobriram boca, olhos e ouvidos com esparadrapo para denunciar o que chamam de censura.
As correntes no Senado
Senadores como Magno Malta (PL-ES), Damares Alves (Republicanos-DF) e Izalci Lucas (PL-DF) se acorrentaram à mesa do plenário, oraram por chamada de vídeo com um pastor e permaneceram no local durante a madrugada. Marcos do Val (Podemos-ES) apareceu descalço e com tornozeleira, determinada por Moraes após viagem não autorizada.
A resposta das presidências
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), retomou seu assento após breve impasse com Marcel van Hattem (Novo-RS) e defendeu o diálogo para encerrar o impasse. No Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) determinou sessão remota e afirmou que não aceita intimidações ou tentativas de constrangimento.
Fonte: Estadão Conteúdo e Zero Hora.
PODE HAVER PUNIÇÃO? O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Mesa Diretora avalia aplicar punições a deputados que participaram da paralisação dos trabalhos nesta quarta-feira. Segundo ele, as imagens do plenário estão sendo analisadas, atendendo a pedidos de líderes partidários para responsabilizar parlamentares que teriam dificultado o início da sessão. O PT já acionou o Conselho de Ética para pedir punição ao deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que se recusou a deixar a cadeira da Presidência durante o impasse.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso