Rio de Janeiro – O Ministério Público Militar denunciou o tenente-coronel Alexandre de Almeida e outras seis pessoas por um esquema de desvio de armas do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar. Entre 2019 e 2021, investigadores apreenderam 458 armas, incluindo cinco entregues por Almeida como pagamento a um marceneiro, que as devolveu ao saber da investigação.
As apurações apontam que Almeida e o tenente-coronel César Augusto Pereira Mattos desviaram armamentos para benefício próprio, usando registros falsos e nomes de familiares. As armas deveriam ser destruídas conforme a Lei do Desarmamento, mas foram inseridas ilegalmente no sistema SIGMA e revendidas, algumas com numeração raspada.
O caso começou com o desvio de uma pistola 9mm, que revelou a atuação de Almeida quando era chefe do setor de controle de armas. As investigações mostraram que armas apreendidas, inclusive ligadas ao tráfico e caça ilegal, voltaram a circular com documentação falsa. O MPM atribui a demora na denúncia à pandemia, que atrasou diligências.
Fonte: O Globo.
LEIA TAMBÉM: Um paraíso colonial para celebrar o Dia dos Pais
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso