Brasília – DF – O transporte de cargas continua ameaçado por estradas precárias e pelo avanço de quadrilhas especializadas. Em 2024, foram registrados 10.478 roubos no país, uma média de 27 por dia, segundo o Sinesp. O prejuízo passou de R$ 1,2 bilhão. No primeiro semestre deste ano, os ataques cresceram quase 25%.
O impacto para o setor
Empresas têm elevado os gastos com segurança, tecnologia e mudanças de rotas. Isso gera atrasos nas entregas, encarece os custos e reduz a competitividade dos produtos brasileiros. Desde 2023, transportadoras são obrigadas a contratar seguros específicos contra roubos e desaparecimento de carga.
A cobrança dos seguros
De janeiro a maio de 2025, a arrecadação com o seguro RC-DC cresceu 8,1% e chegou a R$ 570 milhões, enquanto as indenizações subiram 12,4%, somando R$ 239 milhões. Já o RCTR-C arrecadou R$ 721 milhões e pagou R$ 520 milhões em indenizações.
A nova regra da ANTT
Com a Portaria nº 27/2025, a ANTT poderá suspender o registro de transportadoras que não comprovarem a contratação dos seguros. A comprovação será feita por certificado ou via sistema digital integrado com seguradoras. A tecnologia deve estar em funcionamento pleno até março de 2026.
Fonte: Agência Brasil.
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