Santiago/RS: A secretária municipal da Saúde, Silvana de Oliveira, participou do programa “A Pauta é”, apresentado por Sandra Siqueira, onde fez um balanço dos desafios e conquistas na sua gestão. Nomeada há um ano pelo então prefeito Tiago Gorski Lacerda, Silvana foi mantida na função pelo atual prefeito Marcelo Piru, em reconhecimento à sua competência e dedicação.
Reorganização das unidades de saúde
Desde o início de sua gestão, Silvana promoveu uma reestruturação nas equipes dos ESFs (Estratégia Saúde da Família), PAM e Pronto-Socorro. Hoje, todas as 11 unidades de saúde dos bairros contam com médicos e odontólogos, garantindo um atendimento mais completo à população.
Com formação em enfermagem e especialização em saúde coletiva, a secretária procurou equilibrar as necessidades da comunidade com a realidade das equipes de profissionais, promovendo melhorias na dinâmica de atendimento.
Atenção reforçada no PAM e Pronto-Socorro
No PAM (Pronto Atendimento Municipal), que atende cerca de 130 pessoas por dia, Silvana implantou a presença de dois médicos nos horários de maior demanda, medida também aplicada ao Pronto-Socorro. A iniciativa resultou em desafogo dos atendimentos e maior agilidade nos serviços prestados.
Além disso, os ESFs passaram a intensificar ações preventivas e de orientação, promovendo o uso mais consciente dos serviços de saúde por parte da população. As reuniões de equipe também foram reorganizadas: agora acontecem em blocos de duas horas semanais, em vez das quatro horas fixas às terças-feiras.
Investimentos e obras em andamento
Entre os avanços mais recentes, destaca-se a construção de uma nova unidade de saúde próxima à Escola Cristóvão Pereira, com investimento federal de quase R$ 2 milhões. A nova ESF atenderá moradores do centro e do interior do município e ampliará a cobertura de atenção primária.
Centro Materno Infantil
Outro destaque é o investimento no Centro Materno Infantil (CMI), que está sendo adaptado para oferecer atendimento especializado à população 60+. Com equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, neurologistas, farmacêuticos e outros profissionais, o centro será referência regional para o Vale do Jaguari. A previsão é de que a estrutura esteja concluída até setembro.
Recursos e união política pela saúde
Silvana também celebrou a união política em torno da saúde pública, o que já garantiu mais de R$ 1,8 milhão em emendas parlamentares destinadas ao custeio do sistema. Os recursos permitirão novos avanços e melhorias estruturais e humanas nos serviços prestados à população santiaguense.
Compromisso com a saúde pública
Apesar dos inúmeros desafios que o setor enfrenta, a secretária destaca o empenho contínuo da gestão em oferecer uma saúde pública de qualidade, acessível e humanizada. “Temos muito por fazer, mas estamos caminhando com firmeza e responsabilidade”, concluiu.
LEIA TAMBÉM: Cátina conquista emenda de 400 mil para o hospital de Jaguari
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso