Santiago está sediando nesta sexta (29) o 1º Fórum Regional das Cidades Educadoras. O evento, que acontece no Centro Empresarial, reúne prefeitos, secretários e representantes de Jaguari, São Vicente, Mata e Nova Esperança.
O evento busca debater a educação em um sentido mais amplo, como destacou o coordenador do programa em Santiago, professor Denilson Cortes: “Uma cidade educadora compreende que a educação deve estar em todos os espaços: na praça, no transporte público, nos centros culturais, nos esportes, no contato com a natureza e, acima de tudo, na relação entre as pessoas.”

A programação do fórum inclui rodas de conversa com os prefeitos e com a professora Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Os temas em discussão são inclusão, sustentabilidade e mudanças climáticas. Também estão previstas palestras com Bruno Bertoldo (secretário de Desenvolvimento Econômico de Santiago), Denize Cornélio da Luz (coordenadora do Cidades Educadoras em Passo Fundo) e a professora Ângela Marinho (IFFar).
Santiago aderiu ao programa Cidade Educadora durante a gestão do ex-prefeito Júlio Ruivo, que também participa do encontro. O evento começou com a apresentação do projeto Fábrica de Gaiteiros e a fala do professor Denilson Cortes. A programação prossegue à tarde.

No ano que vem, o Fórum deve acontecer em São Vicente. Em 2027, o prefeito Igor, de Jaguari, já demonstrou interesse em sediar.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso