Santiago/RS – A diretora Simone Bianchini Canterle participou do programa “Terças da Educação”, de Sandra Siqueira na Nova Pauta, onde falou com emoção sobre sua trajetória como educadora e os planos para o futuro da Escola Municipal Severino Azambuja, que completa 55 anos de fundação.
Uma carreira construída com amor pela educação
“Se eu encerrasse minha carreira como professora hoje, estaria muito realizada e feliz com o que construí”, afirmou Simone, que começou a sua vida profissional justamente na Severino Azambuja – a única escola de ensino fundamental em que atuou. Após um período na Secretaria de Educação e na EMEI, retornou à instituição onde hoje exerce o cargo de diretora.
A escola e sua estrutura atual
Com um total de 260 alunos e uma equipa formada por 34 profissionais, entre professores, funcionários e terceirizados, a escola atende aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Segundo Simone, a estrutura física da escola é boa, mas necessita de reparos e melhorias. Atualmente, a manutenção básica tem sido feita com recursos próprios da escola.
O desafio e o desejo pelo turno integral
Entre os maiores desafios enfrentados, está a limitação de espaço físico para expansão. Simone destacou que, para atender ao desejo da comunidade escolar de ter ensino em turno integral, seriam necessárias novas salas de aula.
“As transferências que tivemos de alunos foi em razão de optarem por matricular o filho em escolas do Estado que já oferecem o turno integral”, explicou. Para a diretora, oferecer esse formato é essencial para manter os alunos na instituição e garantir um avanço educacional significativo.
Compromisso da equipe
A diretora reforçou que há engajamento da equipa escolar em buscar essa conquista, e que o comprometimento com o desenvolvimento da Severino Azambuja é integral. “Estamos muito felizes em trabalhar por essa escola que tanto amamos, onde nos sentimos em casa”, concluiu.
LEIA TAMBÉM: Chama Crioula é distribuída aos municípios da região
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso