A Universidade Federal de Rio Grande (Furg) suspendeu as aulas em todos os seus campi no RS até a próxima sexta (19). A decisão foi tomada após a morte de dois estudantes que tiraram a própria vida neste mês, em casas estudantis no campus de Rio Grande — um caso registrado no dia 2 de setembro e outro no último final de semana.
De acordo com a instituição, durante o período de suspensão serão realizadas atividades voltadas ao acolhimento, diálogo e cuidado comunitário, com foco na saúde mental. Em nota, a Furg informou que os serviços de psicologia da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) estarão disponíveis para oferecer apoio psicológico a estudantes e servidores.
A suspensão das aulas vale também para os campi de São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. As atividades administrativas seguem normalmente e as aulas serão reprogramadas, sem prejuízo ao calendário acadêmico.
Apoio psicológico e acolhimento
Segundo a universidade, o objetivo é dar espaço para que a comunidade acadêmica possa se reorganizar diante das perdas recentes. Durante a semana, estão previstas reuniões e ações coletivas voltadas para escuta e promoção de cuidado comunitário.
Onde buscar ajuda
Se você estiver enfrentando sofrimento intenso ou pensando em suicídio, saiba que existem formas de buscar apoio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia, pelo telefone 188, além de chat e e-mail no site cvv.org.br.
Também é possível procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado ou ligar para o Samu, pelo número 192.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso