A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) alertou que o preço do café deve ter um novo aumento nos próximos dias. O reajuste pode variar entre 10% e 15% e será repassado aos supermercados devido ao aumento dos custos da matéria-prima.
Previsão de repasse
O presidente da Abic, Pavel Cardoso, informou que o acréscimo não deve ser superior à média de reajustes do ano. O diretor-executivo da entidade, Celírio Inácio da Silva, previu que os novos valores devem chegar às prateleiras dos mercados a partir da próxima semana ou no início do mês.
Retração no consumo
A alta nos preços do café em 2025 já causou uma retração no consumo no mercado interno. A Abic divulgou que as vendas caíram 5,41% entre janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. A associação reconhece que alguns tipos de café, como o solúvel, tiveram aumentos acumulados de até 50,59%.
Incertezas na exportação
A indústria também acompanha a questão das sobretaxas às exportações do grão para os Estados Unidos. O país é o maior fornecedor de café para os norte-americanos, que elevaram as tarifas contra produtos brasileiros em meio à pressão relacionada a questões políticas internas.
Fonte: Correio do Povo
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


