O alcoolismo, ou transtorno por uso de álcool, é responsável por 21 mortes por dia no Brasil, o que representa 10,5% das fatalidades ligadas ao consumo de álcool. Entre 2022 e 2023, o número de hospitalizações por essa causa teve um aumento de 2,8%, resultando em quatro internações por hora no país.
Os dados são da sétima edição do anuário “Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2025”, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). O estudo utiliza dados do Datasus e do IBGE.
Mortes e internações por estado
Onze estados superam a média nacional de óbitos por alcoolismo (3,6 por 100 mil habitantes), com Piauí, Bahia, Espírito Santo e Tocantins registrando as maiores taxas.
Já em relação às internações, oito estados estão acima da média nacional (19,3 por 100 mil habitantes), sendo o RS, Paraná e Santa Catarina os que mais internam por alcoolismo no país.
Queda nos óbitos, mas ainda acima do pré-pandemia
A pesquisa aponta uma queda de 9,2% nos óbitos por alcoolismo entre 2022 e 2023, o que marca o segundo ano consecutivo de diminuição. Segundo o presidente do CISA, Arthur Guerra, embora os números caminhem para os patamares pré-pandemia, eles ainda não foram atingidos.
Perfis de óbitos
- Homens: São as maiores vítimas do alcoolismo (90,9%). O número de mortes entre eles cresceu 10,1% entre 2010 e 2023.
- Mulheres: Houve uma redução de 2,5% nas mortes no mesmo período.
- Faixa etária: A maioria das mortes (51,3%) ocorre na população com mais de 55 anos.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso