A madrugada deste domingo (12) foi marcada por um temporal. Conforme dados de monitoramento, o vento atingiu a velocidade máxima de 99 km/h por volta das 3h. A chuva acumulada na cidade foi de 15,8 mm, com registro de granizo pequeno em diversos bairros, sem danos significativos.
Ocorrências e danos
A Defesa Civil, os Bombeiros e demais equipes atuaram em diversas frentes após o temporal. Não há relatos de feridos até o momento.
Estragos no interior
Localidades como Passo do Varejão, Passo dos Cardoso e Buriti registraram queda de árvores nas estradas.
Na Vila Florida, cinco casas foram atingidas pelo vendaval. A Defesa Civil distribuiu 96 metros de lonas para as famílias afetadas.



Na localidade de Ernesto Alves, uma residência foi atingida por uma árvore, houve queda de postes e a ponte de acesso principal foi interditada devido a fios sobre a estrada. O tráfego está sendo desviado pela Linha 8.



Na BR-287 (entre Santiago e Jaguari), a Polícia Rodoviária e moradores trabalharam para liberar a rodovia de galhos e árvores.
Problemas na cidade
Houve queda de postes na estrada do Passo da Cruz. Árvores caídas nas estradas Cerca de Pedras da Vila Branca e Lava Pés.
Os Bombeiros atenderam a um incêndio em residência na rua José Chequim (bairro Vila Rica) por volta das 4h, além de ocorrências nos bairros Belizário e Lulu Genro.
Falta de energia
Segundo a RGE, 262 consumidores permanecem sem energia elétrica em Santiago, com maior concentração nas áreas do interior. As equipes da concessionária seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento.

O diretor da Defesa Civil, Paulo Acosta, reforça que a população deve usar os canais de emergência:
- Bombeiros:193 ou 98442-7063
- Brigada Militar: 190
- SAMU: 192
- Defesa Civil (plantão):98428-7631
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso