Pirapó, RS (região de São Nicolau) – Uma professora da Escola Municipal de Educação Infantil Reino Encantado, em Pirapó, município vizinho a São Nicolau, foi demitida após ser acusada de maus-tratos contra um aluno de 5 anos. A denúncia foi registrada pelo pai da criança, morador do Passo do Antão, em 5 de setembro, na Delegacia de Pirapó.
Segundo o boletim de ocorrência, o menino contou que, no dia 3 de setembro, a professora o teria levado ao banheiro como forma de castigo, apertando seus braços e causando dor. Os pais perceberam hematomas e procuraram atendimento médico, que confirmou as lesões.
Imagens de câmeras da escola mostram a professora levando o aluno pelos braços para fora da sala, em um local sem monitoramento. Áudios registraram gritos, e uma funcionária apareceu logo depois, ao perceber que as demais crianças estavam sozinhas.
O caso não seria o primeiro. A mãe relatou à polícia que o filho já havia sido castigado em outras ocasiões, inclusive sendo “pego pelo pescoço” e ficando trancado no banheiro.
A professora foi afastada no dia 8 de setembro e um processo administrativo foi aberto pela prefeitura. No dia 30, após a conclusão da investigação, ela foi demitida.
Em sua defesa, a servidora alegou sofrer de depressão e estar afastada por atestado médico. Disse ainda que o processo teria sido motivado por inimizades pessoais. A defesa também cita uma possível fraude processual com alterações de pareceres de acompanhamento do aluno na escola. Para a defesa, esses pareceres “foram alterados no sistema da Administração Pública com o intuito único de ‘incriminar’ a servidora”.
Apesar das imagens incluídas no processo, a professora negou qualquer agressão e afirmou que apenas conteve o aluno de forma “instintiva”. Em depoimento, reconheceu que utilizava o mesmo método com outras crianças, com conhecimento da direção.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para preservar a identidade da criança, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fonte: Portal News
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


