São Chico, RS – Um morador encontrou uma coruja-orelhuda — também conhecida como corujão ou mocho-orelhudo — ferida e tentou buscar ajuda para salvar o animal. A espécie é considerada a maior coruja das Américas e, apesar de não estar em extinção, é rara em algumas regiões.
Preocupado, ele entrou em contato com a Patran (Patrulhamento Ambiental) de Santiago. No entanto, segundo o morador, o socorro não chegou a tempo e a coruja acabou morrendo.
“Disseram que viriam, mas até agora nada. É uma falta de respeito. Quando é para multar alguém que coloca uma rede na água ou um colono que trabalha para colocar comida na mesa, eles aparecem. Mas, quando é para salvar um animal, que é o trabalho deles, não vêm”, desabafou.
O morador afirmou que deu água e comida ao corujão na tentativa de ajudar, mas o animal não resistiu. Ele disse que ainda não enterrou a ave, aguardando orientação.
“Agora ela está aqui, morta, em cima da mesa. Uma tristeza”, lamentou.
Nota – Embora não esteja em extinção em escala global, algumas populações regionais podem ser consideradas vulneráveis ou ameaçadas devido à perda de habitat, atropelamentos em rodovias e outras ameaças locais.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


