Brasília, DF – A PF afirma que o ex-ministro José Carlos Oliveira recebeu propina da Conafer e ajudou a manter o esquema de descontos ilegais contra aposentados e pensionistas. Os investigadores citam mensagens que indicam que ele continuou a participar da fraude enquanto comandava o Ministério do Trabalho e Previdência e, antes disso, quando presidia o INSS.
O relatório aponta que José atuou como pilar institucional da Conafer ao facilitar Acordos de Cooperação Técnica que abriram caminho para arrecadações ilegais. A decisão do ministro do STF André Mendonça destaca que a atuação de Oliveira blindou e expandiu a fraude, com registros de pagamentos indevidos e proximidade com operadores financeiros da entidade.
A Operação Sem Desconto cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (13) contra o ex-ministro e determinou o uso de tornozeleira eletrônica. A investigação mira fraudes bilionárias no INSS, incluindo contratos suspeitos como o firmado com a Ambec, que ganhou aval de Oliveira e ampliou filiações mesmo com estrutura mínima.
Fonte: CNN Brasil.
LEIA TAMBÉM: Cacequi decreta emergência financeira e revela rombo de 45 milhões
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


