A expectativa de compras de fim de ano impulsiona o comércio gaúcho. Conforme pesquisa da Fecomércio-RS, 53,3% dos estabelecimentos do varejo projetam contratar trabalhadores temporários neste último trimestre.
O percentual representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores (44% em 2023 e 46% em 2024), refletindo a importância da sazonalidade para os segmentos de produtos “presenteáveis”.
Perfil das contratações
O levantamento, que consultou 722 estabelecimentos em oito cidades gaúchas, aponta que a maioria das vagas (90,1%) é para a função de vendedor. Na sequência, a maior busca é por operadores de caixa e crediário (23,9%).
Em média, a contratação de temporários deve incrementar em 29,3% a força de trabalho das lojas. A maioria dos contratos temporários (39,5%) deve começar ainda em novembro.
Menos exigências e mais efetivação
A pesquisa também indica que as exigências para contratação diminuíram (somente 59% dos estabelecimentos exigirão algo), devido à baixa taxa de desocupação no mercado. A principal demanda é por Ensino Médio completo (89,9% dos que fazem exigência).
Um dado de destaque é o aumento da chance de efetivação: 48,8% dos temporários contratados neste ano têm chance de permanecer na vaga após o fim do contrato. Em 2024, essa projeção era de 28,6%.
O diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, ressalta que as vagas temporárias são uma ótima oportunidade para o retorno ao mercado formal e para a primeira experiência de emprego.
Fonte: GZH (matéria completa aqui)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


