A URI Santiago é finalista do Prêmio Destaque Inovação SICT Conexão 2026, promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. A instituição concorre na categoria Agroinovação com o projeto “Rastreabilidade e Autenticidade do Mel do Vale do Jaguari/RS – A7”.
O projeto
O projeto visa garantir a qualidade, origem e confiança do mel do Vale do Jaguari, um dos principais polos apícolas do país. A iniciativa, que envolve a parceria com apicultores locais, estruturou um sistema completo de rastreabilidade.
- Tecnologia: Desenvolveu uma plataforma web com emissão de certificados de autenticidade e etiquetas com QR Code nas embalagens.
- Ciência: Foram feitas análises físico-químicas e polínicas em 60 amostras, atestando a pureza e confirmando as floradas da região.
Impacto
O reconhecimento valoriza o trabalho dos produtores e gera fortes impactos econômicos, como o aumento do valor agregado do mel premium certificado e a abertura para novos mercados, além de garantir maior transparência e segurança alimentar ao consumidor.
Votação aberta
A votação para o prêmio é popular e está aberta até o dia 9 de dezembro. A URI convida a comunidade a apoiar o projeto A7.
Para votar, acesse: inova.rs.gov.br/voto
Procure pelo projeto A7 – Rastreabilidade e Autenticidade do Mel do Vale do Jaguari/RS, confirme seu voto e compartilhe.

Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


