RS – Uma grande operação da Polícia Civil teve como alvo uma célula da facção criminosa Os Manos nesta sexta, em oito cidades gaúchas. O objetivo é desarticular o núcleo econômico do grupo que atua no tráfico de drogas.
Mais de 145 agentes cumpriram 29 mandados de prisão e 49 ordens de busca. A Justiça determinou o bloqueio de 6,2 milhões que estavam em 39 contas bancárias. A ação também resultou no sequestro de 14 veículos de luxo e na suspensão das atividades de 16 empresas utilizadas para a lavagem do dinheiro ilícito.
As medidas judiciais foram cumpridas em Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Portão, São Sebastião do Caí, Taquara e Montenegro.
A ofensiva é resultado da investigação que avançou após a prisão de um criminoso conhecido como “DG”, em janeiro de 2024, em São Paulo. Ele é apontado como liderança regional do bando, atuando no Litoral Norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com a apuração policial, a quadrilha mantinha um complexo aparato financeiro para lavar capitais, ocultar bens e dissimular patrimônio por meio de empresas e terceiros. Esse esquema era usado para sustentar as ações da facção, como a compra de armas e narcóticos.
O delegado João Paulo de Abreu, diretor do departamento que conduziu as investigações, afirmou que a ação impactou diretamente a capacidade financeira e operacional do grupo, interrompendo o fluxo de recursos ilícitos. Ele destacou que a estratégia da Polícia Civil prioriza a neutralização da estrutura econômica que sustenta a atuação das facções criminosas.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


