A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça (16/12), a Operação Sórdida Pecúnia. A ação, coordenada pela Delegacia de Itaqui com apoio de diversas regionais, mobilizou mais de 100 agentes para o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão em Santiago, Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Canoas e Pelotas.
O objetivo da ofensiva é desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas.
Empresas de fachada
Conforme o delegado Rodrigo Bobrzyk, as investigações apuraram que o grupo movimentou mais de 8 milhões por meio de empresas e do uso de “laranjas”. Chamou a atenção dos investigadores o fato de beneficiários de auxílios governamentais movimentarem quantias vultosas; em um dos casos, um único titular de benefício assistencial transacionou 1 milhão em suas contas bancárias.
Dinheiro sujo
A operação de hoje é um desdobramento da Operação Grande Família, realizada em setembro, e seu nome faz referência ao termo em latim para “dinheiro sujo”.
Compromisso institucional
A Polícia Civil reitera seu compromisso com a repressão qualificada ao crime organizado e a responsabilização de todos os envolvidos em atividades ilícitas para preservar a ordem pública e proteger a sociedade.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


