Santiago, RS – A Copa Santiago nem começou e já gera polêmica. Recentemente, o Cruzeiro divulgou valores de ingressos, mas recuou após a repercussão negativa. Nesta sexta, a direção anunciou restrições à imprensa — a mesma que ajuda na divulgação desde o início do torneio, muito antes de a atual gestão sonhar em assumir o clube.
Conforme a nova determinação, órgãos de imprensa locais e regionais estão proibidos de fotografar dentro de campo. O serviço será exclusivo de uma empresa terceirizada. A alegação do presidente Sandi Yamada é evitar “bagunça” no gramado, visando as transmissões dos canais do Baldasso e da Rádio Grenal. “A gente quer fazer uma coisa profissional e tem que ter regra, senão fica uma bagunça”, afirma.
Regras devem ser cumpridas, porém, a “bagunça” à qual o presidente se refere não condiz com a atuação da imprensa local, que há mais de 30 anos cobre o evento e já abasteceu grandes veículos como G1, Zero Hora, Correio do Povo e Diário de Santa Maria. Na edição anterior, por exemplo, o número de fotógrafos de jornais e rádios era mínimo; a maioria era de profissionais terceirizados com o único objetivo de vender imagens.
Em vez de proibir, o Cruzeiro deveria oferecer melhores condições de trabalho, como uma sala de imprensa estruturada no estádio. Vale ressaltar que a Copa Santiago, embora organizada por uma instituição privada, recebe dinheiro público. Apenas este ano, a Câmara aprovou um patrocínio da Prefeitura de 110 mil. No ano passado, a competição só foi retomada graças a verbas federais via emendas do deputado Pedro Westphalen e do senador Heinze.
Os erros da direção não param por aí. Há também o desrespeito com o associado que paga mensalidade: nesta primeira fase, o Cruzeiro fará dois jogos fora de Santiago (São Vicente e Jaguari), dificultando a presença da torcida. Pelo visto, a “salvação da lavoura” continua sendo o Gre-Nal, que sempre garante o maior público.
COMUNICADO OFICIAL – ACESSO AO CAMPO
Durante a 34ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, o acesso ao campo para captação de imagens (fotografia) será EXCLUSIVO, em razão de contrato previamente firmado pela organização do evento.
📸 Fotografia
• Somente terão acesso ao campo os fotógrafos credenciados e vinculados ao contrato oficial do evento.
• Não será permitido o acesso de fotógrafos externos ou não credenciados.
📰 Imprensa
• A organização disponibilizará fotos oficiais para uso da imprensa em divulgações e matérias.
• Será permitido o acesso ao campo de apenas 1 (um) repórter por emissora de rádio, devidamente credenciado.
• Em breve será divulgada a data para o credenciamento da imprensa.
Contamos com a compreensão de todos para o bom andamento da competição.
Organização – 34ª Copa Santiago de Futebol Juvenil
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



