Brasília – DF – (Região Central). O anúncio do novo pacote de crédito foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O programa Move Brasil vai colocar 10 bilhões em linhas de financiamento para renovação de frotas e apoio direto ao transporte de cargas.
A origem dos recursos
O dinheiro vem do Tesouro Nacional, com 6 bilhões, e do BNDES, com mais 4 bilhões. Do total, 1 bilhão será reservado exclusivamente para caminhoneiros autônomos e cooperados, garantindo acesso facilitado à troca do caminhão.
O incentivo à frota verde
O programa prevê juros menores para quem comprar veículos movidos a eletricidade ou biometano. Caminhoneiros que entregarem caminhões com mais de 20 anos para desmonte e reciclagem também terão condições melhores no financiamento.
As regras do financiamento
As normas definidas pelo Conselho Monetário Nacional preveem prazo de até 60 meses para pagamento e carência de até seis meses. O caminhão precisa ser fabricado a partir de 2012 e o limite de crédito pode chegar a 50 milhões por beneficiário. Os pedidos podem ser feitos até 30 de junho de 2026.
Fonte: Governo Federal
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


