Uruguaiana – RS – (Região da Fronteira Oeste) – Na madrugada desta segunda-feira, 19, o cabo Gustavo da Silva Bueno, de 21 anos, foi encontrado sem vida nas instalações do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Natural do município, ele integrava o 1º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da unidade.
Apuração em andamento
Em nota oficial, o Exército informou que o local foi isolado e analisado pelo Instituto-Geral de Perícias. Para apurar as causas e circunstâncias da morte, foi instaurado um Inquérito Policial Militar. Até o momento, o Comando do Exército não divulgou detalhes sobre como o militar foi encontrado nem se havia sinais aparentes de violência.
Apoio à família
Segundo a instituição, todas as medidas legais e administrativas estão sendo adotadas. O Exército afirmou ainda que a família de Gustavo recebe suporte médico, psicológico e religioso por meio da estrutura da unidade militar.
Casos recentes na região
A morte do cabo Gustavo Bueno acende um alerta na Fronteira Oeste. Este é o segundo caso registrado em Uruguaiana em curto intervalo de tempo e o terceiro na região desde setembro. No dia 16 de setembro, o 2º tenente Felipe Borsa Lago, de 27 anos, foi encontrado morto no Quartel-General da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, também em Uruguaiana. Em 9 de outubro, o soldado Eduardo Barcelos de Oliveira, de 19 anos, foi localizado sem vida na 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, em São Borja.
Debate nacional
A sequência de mortes dentro de unidades militares tem gerado questionamentos em diferentes regiões do país. O debate envolve as condições de trabalho, a pressão do ambiente militar e a efetividade dos protocolos de saúde mental e prevenção oferecidos pelas Forças Armadas aos seus integrantes.
As investigações sobre a morte do cabo Gustavo Bueno seguem em andamento. O laudo pericial deverá apontar as circunstâncias do caso ocorrido no 8º RC Mec.
Fonte: Exército Brasileiro / IGP
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


