Brasília – DF – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes esteve ao menos duas vezes na mansão do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, localizada na capital federal. As informações foram relatadas por testemunhas à coluna da jornalista Andreza Matais, do portal Metrópoles, que descrevem encontros ocorridos em momentos estratégicos para o futuro da instituição financeira.
O encontro com o ex-presidente do BRB
Segundo os relatos, em um fim de semana do primeiro semestre de 2025, Moraes estava na residência de Vorcaro quando o banqueiro solicitou a presença do então presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A justificativa usada teria sido de que “o homem estava lá”, em referência ao ministro do STF.
Ao chegar à mansão, Paulo Henrique foi conduzido a um ambiente reservado do imóvel, onde foi apresentado a Moraes. Testemunhas afirmam que houve troca de impressões sobre a situação do Banco Master, que à época buscava apoio do BRB para evitar o encerramento de suas atividades. A negociação chegou a ser anunciada publicamente, mas acabou barrada pelo Banco Central após repercussão negativa no mercado e identificação de inconsistências nos ativos do Master.
A noite da eleição norte-americana
Ainda conforme os relatos, Alexandre de Moraes também esteve na mansão de Vorcaro na noite de 6 de novembro de 2024, quando acompanhou, no local, o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos que reconduziu Donald Trump à Casa Branca. Trump, posteriormente, viria a ser crítico do ministro e responsável por medidas de retaliação política, como a chamada Lei Magnitsky.
Nesse encontro, Moraes teria permanecido em um espaço restrito da residência, descrito como um ambiente subterrâneo, com acesso controlado, equipado para consumo de charutos e vinhos raros — itens dos quais Vorcaro é conhecido colecionador.
Silêncio dos citados
O portal Metrópoles informou que procurou Alexandre de Moraes, Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa para comentar os fatos. Nenhum deles se manifestou até o momento. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.
A revelação dos encontros ocorre em um contexto de crescente debate político e institucional sobre a relação entre autoridades do Judiciário e agentes do sistema financeiro, especialmente diante de investigações e decisões que impactam diretamente o setor bancário.
Fonte: Andreza Matais / Metrópoles
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


