Foz do Iguaçu, Paraná – Polícia Federal prendeu João Paulo Silva Matos na terça-feira (03). Autoridades do Paraguai entregaram o condenado na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu. A captura ocorreu em Salto del Guairá na segunda-feira (02), após constatação de permanência irregular no país.
João Paulo tem 36 anos e nasceu em Londrina, no Paraná. Ele recebeu condenação de 14 anos de prisão em regime fechado por participação na invasão ao Palácio do Planalto em 08 de janeiro de 2023. A Polícia Federal e a Procuradoria-geral o identificaram em vídeos dentro do prédio com incentivo a golpe de Estado e ofensas ao ministro Alexandre de Moraes.
Moraes expediu o mandado de prisão em 08 de janeiro de 2026 data que marcou três anos dos ataques. João Paulo estava solto desde dezembro de 2023 após flexibilização da prisão com tornozeleira e obrigação de permanecer no Paraná. Ele desapareceu do controle judicial antes da nova prisão e também foi alvo da operação Lesa Pátria, criada para apurar responsabilidades pelos ataques golpistas.
Fonte: Metrópoles.
LEIA TAMBÉM: Duplo homicídio: Suspeitos de execução na Barragem do Itu estão presos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


