São Francisco de Assis, RS – Pela segunda vez neste ano, o projeto de lei que propõe o reajuste salarial dos servidores municipais foi rejeitado pela Câmara. A decisão ocorreu em reunião realizada na manhã de segunda (9).
O impasse legislativo
O projeto previa um aumento de 7%, dividido em duas etapas: 4,26% imediatos e o restante em julho. Apesar de o reajuste ser um direito constitucional, o grupo de oposição manteve o voto contrário.
Votaram contra a proposta os vereadores:
- Elizandra Sacardi (PP)
- Lone Bianchini (PP)
- Kassineida Paz (PP)
- Orlando Flores (PP)
- Matias Gomes (PDT)
Obs.: O vereador Nilo Santos (PP), que votou contra na primeira sessão, não participou por estar em viagem.
A posição do Executivo
O prefeito Paulinho Salbego lamentou a falta de respaldo do Legislativo e destacou que o índice proposto é fruto de um estudo contábil rigoroso, sendo o maior da região.
“Encaminhamos o projeto em janeiro e foi reprovado. Nesta semana, novamente. Quem perde é o funcionário público, que não está tendo o reajuste. Estamos fazendo um esforço incessante, mas o Legislativo não tem feito a sua parte em aprovar o que podemos cumprir”, afirmou o prefeito.
Apelo à categoria
Salbego, que também é servidor público de carreira, ressaltou que entende o sofrimento com as perdas salariais e pediu a união da categoria para pressionar os parlamentares.
“Contamos com os funcionários para que conversem com seus vereadores. Precisamos da aprovação o quanto antes para começar a recuperar as perdas salariais. Cada mês que passa, o funcionário perde mais”, concluiu.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


