O Carnaval de 2026 foi o menos violento dos últimos anos no Estado. Entre a última sexta e a noite desta terça, o RS registrou 20 mortes violentas, o que representa uma queda de 9% na comparação com o ano passado. O recuo é ainda mais impressionante quando comparado ao feriado de 2024, apresentando uma redução superior a 50% no número de vítimas.
Segurança reforçada e foco na prevenção
A redução dos índices é atribuída ao planejamento das forças de segurança, que intensificaram a presença nas ruas e o monitoramento dos eventos. A polícia reforçou o atendimento especializado para proteger grupos mais vulneráveis e combater a violência contra a mulher. Equipes de segurança também fizeram prisões e ações preventivas que começaram semanas antes das festividades.
Policiamento próximo da comunidade
Para garantir a paz durante a folia, o policiamento a pé foi ampliado, permitindo maior proximidade com o público. A estratégia incluiu um trabalho conjunto com os organizadores de blocos e festas em todo o estado para antecipar possíveis conflitos e garantir que o feriado terminasse com maior tranquilidade para os gaúchos.
Fonte: Governo do Estado
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


