O gaúcho é um povo orgulhoso, seja pela nossa cultura ou pelo jeito irreverente de encarar a vida. É um povo unido, que estende a mão quando a situação aperta. Nos últimos anos, nosso Estado vem sofrendo com desastres naturais. Há pouco tempo, enfrentamos uma grande estiagem, que deixou barragens e rios reduzidos a pó.
Nesta semana, um ciclone atingiu as regiões Norte, Serra e Vale do Taquari. Uma grande quantidade de chuva causou enchentes. Até o momento são 41 mortes e muitas pessoas continuam desaparecidas, além de milhares de casas destruídas. Assim que as imagens do desastre se espalharam, uma grande corrente de doações iniciou e está a todo vapor. Em meio ao caos, isso traz esperança para aqueles que perderam tanto.

Empatia
Vários municípios, assim como Santiago, arregaçaram as mãos e organizaram mutirões para arrecadação de roupas, alimentos e materiais de limpeza e higiene. Artistas (estaduais e nacionais) usaram as redes sociais para criar e divulgar vaquinhas online. Só uma organizada pelo “Badin- O colono” já arrecadou mais de 800 mil até o momento, o valor está sendo repassado às prefeituras atingidas. Portanto, o gaúcho se orgulha pelo seu povo, cultura e por estender a mão a quem mais precisa.

Rio Taquari
Esta é a segunda maior enchente da história do Rio Taquari, que alcançou 29,62 metros. A maior cheia já registrada foi em 1941, quando o rion chegou a 29,92 metros.
Vamos juntos nessa quarteada, força gauchada, não vamos esmorecer nunca.