Você já deve ter visto esses amontoados de lagartas pretas por aí. Elas também são conhecidas por “bicho-da-chuva” e se ingeridas, elas podem matar suínos, bovinos e ovinos, entre outros. Elas produzem uma toxina letal para os animais.
Os insetos têm seu ciclo de vida em fase adulta, ovos, larvas (lagartas para borboletas e mariposas) e pupa, fechando com novos adultos. As larvas nascem da postura de uma “vespa-Perreyia sp” muito rara de ser vista. Esta vespa pode colocar de 100 a 400 ovos que ficam incubando entre 4 e 8 semanas para depois nascerem as larvas pretas com 17 a 22 milímetros.

Curiosidade: Esses insetos adultos não se alimentam, e a fêmea vive apenas de 18 a 36 horas, enquanto o macho vive entre 24 e 48 horas. As larvas se deslocam no início da manhã ou logo após chuvas, quando está mais fresco, e são encontradas próximas de sua origem. Elas se deslocam em grupos de 6 a 200 larvas e podem ser comidas pelos animais criados soltos.

Um estudo feito na Faculdade de Veterinária da UFRGS revela que na Austrália, em 1979, a intoxicação chegou a matar mais de 1800 bovinos. A identificação dos sintomas sempre deve ser feita por um veterinário, e a parte mais afetada é o fígado, com hemorragia.