Para quem tem vagina, fazer xixi em um vaso desconhecido é um malabarismo que exige força, pontaria e fôlego para segurar a respiração em ambientes insalubres.
No início do mês, uma reportagem da Folha apresentou empresas que desenvolvem funis anatômicos para que mulheres (e pessoas com vagina) urinem em pé. As marcas, com nomes espirituosos como Pipizito e E.Pipi, oferecem opções de produtos reutilizáveis e descartáveis, alguns com material biodegradável.
A colunista da Folha, Flávia Boggio, testou funis para urinar em pé, desenvolvidos para mulheres. Ela experimentou modelos de quatro marcas, incluindo opções reutilizáveis e descartáveis.

A marca Pipizito oferece funis de plástico reutilizáveis e descartáveis com material biodegradável.
A marca E.Pipi produz funis descartáveis e recicláveis, fornecidos em envelopes lacrados com lenço para limpeza.
A marca Mijol oferece um funil reutilizável de silicone. Um funil genérico, fabricado na China, também foi testado.
Após os testes, ela recomenda o funil reutilizável da marca Pipizito, com estojo, para uso diário, e os envelopes da marca E.Pipi para ocasiões em que se necessita de uma bolsa menor.
É importante notar que os funis permitem urinar em pé, mas não proporcionam o poder de soltar jatos de urina à distância. É aconselhável que se aproximem bem do vaso ao usar o funil.
