Silvana de Oliveira Silva é a novidade na Administração Municipal de Santiago, foi convidada a assumir a Secretaria de Saúde após a saída de Éldrio Machado. Ela é enfermeira, possui doutorado na área de Estratégia de Saúde da Família, além de ter sido professora da URI, onde coordenou o curso de Enfermagem.
Sandra Siqueira entrevistou Silvana no programa “A Pauta é”. Ela falou sobre os desafios que está vivenciando.
O convite a pegou de surpresa
O convite pegou Silvana de surpresa. Ela recebeu uma ligação do gabinete do prefeito para assumir a Saúde. Silvana se viu desafiada e aceitou. As pessoas foram bastante motivadoras, aplaudindo a escolha.
A saúde preventiva precisa de reforço
Por conhecer os colegas da área da saúde, inclusive tendo atuado em ESFs, Silvana é conhecedora de toda a estrutura e suas demandas. Disse que fará todos os ajustes que considerar necessários, tudo para que o setor da saúde caminhe de acordo com o que a população precise. Dentro é, claro do que é possível fazer. Junto à chegada de Silvana veio uma nova concepção do atendimento no Pronto-Socorro, que está com mais um médico atendendo, o que resulta em cobrir mais a demanda. Os ESFs precisam reforçar o atendimento preventivo. Ressalta ela.
Quem é Silvana?
Casada com Jorge e mãe de Matheus (26), Daniel (18) e Miguel (10), Silvana de Oliveira Silva se orgulha de ter sido a primeira enfermeira concursada da Prefeitura de Jaguari, onde atuou de 1996 a 1999. Depois, trabalhou no Hospital de Santiago. Mais tarde, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde. Atuou no ESF Vila Rica e também como professora da URI e diretora da Escola da URI. Antes dela, outras duas enfermeiras também foram secretárias de Saúde: Ana Souto (2015 a 2016) e Gisélli Ribeiro (2017 a 2019).
LEIA TAMBÉM: Jaguari: ajuda que chega de todas as partes