A comunidade católica de Santiago está imersa em uma das mais significativas celebrações religiosas dos últimos tempos, reverenciando Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Este ano, a Paróquia buscou uma integração mais ampla entre líderes religiosos, festeiros e fiéis, resultando em uma programação inédita, com celebrações temáticas abrangendo diversas áreas profissionais e representativas.
Durante esta semana de festividades, Sandra Siqueira teve a oportunidade de conversar com Éder Trapp, membro ativo da Igreja Católica de Santiago e um dos festeiros envolvidos. Éder demonstra um engajamento notável nas atividades festivas, um compromisso nascido da gratidão por uma graça alcançada: a recuperação de sua esposa, Daniela, após um acidente de veículo alguns anos atrás. Ele atribui esse milagre ao poder da fé e das orações.
A comovente experiência de Éder o levou a se envolver ainda mais nas atividades da igreja, tornando-se um defensor dessa causa. Ele também destaca o trabalho do padre Aodomar, um jovem líder religioso que chegou recentemente a Santiago e está impactando positivamente a comunidade.
Quanto às celebrações festivas da igreja, Éder destaca o engajamento e a generosidade das pessoas, que possibilitam a oferta de preços acessíveis. A renda obtida é direcionada às causas sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Os eventos tiveram início em 11 de novembro, com o lançamento da festa, alcançando um lucro inicial de R$ 20 mil. As atividades incluíram procissões, bênçãos temáticas e homenagens a várias profissões e setores da sociedade, como funcionários públicos, profissionais da saúde, agricultura, tradicionalistas e muito mais.
A programação continua, cada dia trazendo novas bênçãos e homenagens, culminando em 8 de dezembro, com a bênção de objetos de devoção da Imaculada Conceição e a homenagem às comunidades, serviços, pastorais e movimentos.
Essa festividade não apenas fortalece a fé, mas também promove a união e o reconhecimento da diversidade e importância de cada setor na comunidade de Santiago, demonstrando a força da congregação e da solidariedade na busca por um bem comum.