De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 54% dos brasileiros desaprovam o governo Lula (PT) em seu terceiro mandato. Por outro lado, 41% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 5% não souberam ou não quiseram responder.
A avaliação do governo varia entre diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade, renda e regiões do país. O presidente tem melhor desempenho entre os jovens de 16 a 24 anos, com 54% de aprovação, e pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos (48%). Já as maiores taxas de desaprovação vêm do grupo de 45 a 59 anos (58%), daqueles com Ensino Médio completo (58%) e pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (60%).
Regionalmente, o Nordeste é a única região onde a aprovação supera a desaprovação, com 50% de aprovação contra 45% de reprovação. No Sul, Lula enfrenta o maior nível de rejeição, com 62% de desaprovação e apenas 33% de aprovação.
Economia
O levantamento também revela que 58% dos brasileiros acreditam que a economia do país está no caminho errado, enquanto 35% consideram que está na direção certa. Outros 6% não souberam ou não responderam.
Popularidade
Em um “ranking de presidenciabilidade”, no qual os entrevistados responderam se Lula seria ou não um bom presidente, o petista obteve 57% de avaliação negativa e 40% positiva. Outros nomes avaliados incluem Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como potencial adversário em 2026, com 47% de rejeição e 35% de aprovação, e Fernando Haddad (PT), com 59% de avaliação negativa e 33% de positiva.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de março de 2025, com 2,5 mil pessoas de 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas e on-line em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiabilidade de 95%.
LEIA TAMBÉM: Mais um acidente na 287 em Santiago
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso