Santiago, RS – Após as chuvas desta segunda (15) evidenciarem problemas na estrutura da EMEI Sol Criança, o vereador Diniz Cogo visitou a instituição e encaminhou um pedido de providências à Administração (vídeo abaixo). Em resposta, a secretária de Educação, Maria Joceli, detalhou o cronograma de reparos e as medidas de segurança adotadas.
Isolamento e segurança
Um problema no piso de uma das salas (local que funcionava como brinquedoteca) levou ao isolamento imediato da área. Conforme a secretária, o atendimento às 133 crianças não foi interrompido, sendo transferido para outro local da escola. Um laudo técnico já foi feito para avaliar toda a estrutura e identificar a extensão do problema, causado por falhas na rede de esgoto.
Prazos e investimento
A prefeitura autorizou a execução do serviço via dispensa de licitação, com um investimento orçado em 72 mil.
- 19 de dezembro: Prazo final para a definição da empresa responsável.
- Início da obra: Imediato após o resultado da licitação.
- Previsão de entrega: Início de fevereiro, aproveitando o período de recesso escolar e férias de janeiro.
Posicionamento da gestão
Maria Joceli enfatizou que as providências foram tomadas assim que o problema foi detectado e que a secretaria de Educação trabalha em conjunto com a secretaria de Infraestrutura. A secretária também rebateu críticas externas, afirmando que a gestão não permitirá que “interpretações levianas ou interesses políticos” interfiram no trabalho técnico realizado para garantir a segurança da comunidade escolar.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


